Fibrose Cística
Dr. Marcelo Chagas Sales - Pneumologista
Fibrose Cística
Fibrose Cística é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância.
Diagnóstico de Fibrose Cística
O diagnóstico da fibrose cística é estabelecido quando um paciente com sintomas sugestivos ou um teste de triagem neonatal alterado tem duas dosagens de cloro no suor alteradas (>60mEq/L) ou duas mutações identificadas no teste genético.
Tratamento
O tratamento da Fibrose Cística vai muito além da administração dos medicamentos, exigindo a prática regular de atividades físicas regulares e fisioterapia respiratória, por exemplo.
Entre os medicamentos utilizados para o tratamento da Fibrose Cística estão medicamentos inalatórios (broncodilatadores, antibióticos em pó ou solução, mucolíticos como a dornase alfa e soluções salinas); medicamentos de uso oral (antibióticos, anti-inflamatórios, enzimas pancreáticas, suplementos nutricionais, medicamentos para diminuir a acidez do estômago e para aumentar a fluidez da bile no fígado), além de tratamentos com antibióticos intravenosos durante internações.