Fibrose Pulmonar e Doenças Intersciais

Dr. Marcelo Chagas Sales - Pneumologista

As Doenças Intersticiais

Há mais de 300 doenças diferentes que se classificam como doenças pulmonares intersticiais. A maioria é muito rara; mas as doenças pulmonares intersticiais mais frequentes incluem: Sarcoidose, Fibrose pulmonar idiopática, Alveolite alérgica extrínseca (também chamada pneumonia por hipersensibilidade), Doença pulmonar intersticial associada a doença do tecido conjuntivo, Pneumoconiose, Doença pulmonar intersticial causada por determinados medicamentos.

Diagnóstico

As doenças intersticiais devem ter sua avaliação inicial pela tomografia de tórax. Em alguns casos quando o diagnóstico ainda não estiver firmado, deve-se continuar com exames, no caso a biópsia pulmonar (que pode ser por via endoscópica ou cirúrgica). 

Tratamento

O tratamento das doenças intersticiais deve ser realizado de acordo com a doença diagnosticada. No caso da fibrose pulmonar idiopática, existem medicações anti-fibróticas (nintedanibe e pirfenidona). No caso da pneumonia de hipersensibidade o alergeno deve ser afastado e um ciclo de corticoide pode ser tentado.